Dia do futebol

No ano de 1976, a antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), instituiu o Dia Nacional do Futebol no dia 19 de julho.

A data foi escolhida em homenagem ao clube de futebol mais antigo do Brasil, o Sport Club Rio Grande, do estado do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

O futebol moderno foi oficialmente criado em 26 de outubro de 1863, na cidade de Londres, na Inglaterra, por um grupo composto por representantes de 11 clubes, que fundaram a Football Association (FA), a mais antiga associação de futebol e uma das mais importantes do mundo. A primeira partida da história registrada sob as novas regras aconteceu em 19 de dezembro daquele ano, entre as equipes Barnes FC e Richmond FC. Por ironia do destino, a partida terminou sem gols. Naquela época, o árbitro de futebol sequer existia.

Embora esse tenha sido o início do nosso futebol, vários outros esportes existiram no passado, que foram muito importantes e, de alguma maneira, influenciaram na criação do jogo como conhecemos hoje. O rugby, inclusive, é um primo-irmão do futebol. Esse esporte acabou sendo criado a partir de uma discordância de um grupo de representantes que também participaram das reuniões de 1863.

Inegavelmente o futebol mudou bastante ao longo do tempo. As regras evoluíram e muitos dos componentes do esporte foram sendo incorporados ano após ano. Para se ter uma ideia, os cartões amarelo e vermelho só chegaram ao futebol em 1970, introduzidos na Copa do Mundo do México.

No livro “FUTEBOL – do mundo ao mundial“, o autor, Daniel Destro, contou em detalhes toda a história do esporte jogado com uma bola e com os pés. Desde a versão jogada na China, há 3 mil anos atrás, até o esporte dos dias de hoje, a obra traz histórias interessantes e curiosas, muitas das quais não eram tão conhecidas pelo público. O livro está disponível no formato digital (e-book) e pode ser baixado gratuitamente no site www.livrofutebol.com.br.

O fato é que o maior esporte mundial é o mais popular no Brasil. E apesar de não ter sido criado aqui, nos tornamos o país do futebol. Ele ajuda a definir e explicar nossa cultura, nosso povo e nossa essência.